Quando nascemos, surgimos em um universo social com regras já estabelecidas. Desde criança aprendemos a nos portar de acordo com a cultura onde estivermos inseridos. Aos poucos, começamos a perceber que temos hábitos e atitudes que são extremamente danosos a nossa saúde e ao meio ambiente, mas alterar posturas culturais requer um grande esforço individual, tempo e maturação.
Não acredito na mudança através de críticas e discussões improdutivas, embasadas somente naquilo que não deve ser feito. Acredito que todos devem buscar alternativas para aquilo que esteja ao seu alcance, apostando que pequenas mudanças geram grandes transformações.
terça-feira, 25 de setembro de 2007
Ação Global
22/09/2007 - São Lourenço D'Oeste/SC - Exposição do programa ERA - realizado em Vitorino
Bióloga, trabalhei por 10 anos na área de pesquisa com invertebrados marinhos,mas o destino me fez mudar de rumo e aliar o artesanato, que me acompanha desde menina, à minha profissão. Desenvolvi algumas técnicas de reutilização de resíduos e minha preocupação com as pessoas menos favorecidas, me levou ao programa ERA, que tem como objetivo principal, gerar lucros ambientais e sociais através da reutilização artesanal de resíduos.
Tudo ou quase tudo que consumimos atualmente, vem cercado por embalagens dos mais variados materiais. Muitas campanhas têm sido feitas para encaminharmos esses materiais à reciclagem. Separem o lixo! As lixeiras ganharam "vida" com cores diferentes para não misturarmos materiais tão distintos. Mas a classificação em papel, plástico, metal, vidro e orgânico já não funciona mais. Quantas vezes nos deparamos com embalagens que misturam diferentes materiais? Onde depositar por exemplo, as embalagens longa vida e os pacotes de salgadinho?
Preocupe-se com o "lixo" além da sua casa.
Muitas pessoas separam os seus resíduos em orgânicos e recicláveis, depositam-os em frente às suas casas e sentem-se satisfeitos, imaginando: Faço a minha parte! Estou contribuindo para a preservação da natureza! Será mesmo? Muitos dos materiais separados por você serão rejeitados e seu destino será, no melhor dos casos, um aterro sanitário. Alguns materiais não são reciclados, porque não existe tecnologia ou por ter um alto custo de implementação.
REPENSE antes de comprar, evite os descartáveis e procure por materiais duráveis.
REUTILIZE sempre que puder, aumente a vida útil dos materiais que já existem.
REPASSE, muitas coisas velhas pra você podem ser novas para outros.
RECICLE ou participe de programas de reciclagem, continuando a separar o lixo limpo do orgânico.
Natureza - Vamos Cuidar do Planeta
Natureza, minha irmã!Debulha belezaTanta nobrezaEsnoba realezaO homemTão inconscienteÀs vezes, até inocenteDestrói sem piedadeMatas, rios, fauna e floraDeixando tudo na saudadeE agora,O que será do futuro?Um mundo vazio e escuroSem verde e sem ar puroCompletamente inseguroFeito de pedra e de muroDas águas só o murmúrioDos rios só o lamentoE o homem tão desatentoDeixa tudo ao relentoEsqueça tanta bobagemE trace sua metaPõe a mão na consciênciaE comece a cuidar do Planeta!JUSSÁRA C GODINHO - JU VIRGINIANAhttp://juvirginiana.blog.terra.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário